5 elementos para criar um site incrível

Uma homepage bem elaborada pode trazer muitos benefícios para sua marca. Veja 5 elementos para criar um site excelente!



Uma página na web pode ser muito mais do que um local que exibe informações a respeito de sua empresa. Além de ser uma forma de exibir sua marca no mundo virtual, uma homepage bem feita é capaz de trazer ótimos benefícios – como a transformação de visitantes em clientes, por exemplo. A seguir, veja 5 elementos para criar um site incrível, que será um grande aliado ao seu crescimento!

1. Logotipo



O logotipo é uma reprodução gráfica que simboliza uma marca. Basicamente, é a primeira coisa com a qual o leitor se depara antes de ver o conteúdo; por isso, deve ser cativante e remeter à personalidade, aos princípios e aos valores da organização. Por conta de sua natureza visual, desenvolver um logo para seu site é uma importante estratégia de marketing. Um bom logotipo é simples, memorável, adequado e atemporal, de forma que nos faça recordar rapidamente de um produto ou uma empresa.

Os tipos de logo são:

  • Ilustrado (símbolo ou ícone): utiliza apenas um símbolo visual, sem texto (ex.: Apple).

  • Lettermark: destaca as letras iniciais ou as abreviações das marcas (ex.: HBO, abreviação de Home Box Office).

  • Wordmark: usa fontes, formas e tamanhos personalizados, de modo a criar tipografias reconhecíveis do nome da marca (ex.: Coca-Cola, Lacta).

  • Combination Mark: é o tipo mais comum. Nele, são usados um texto e um símbolo. Dependendo do contexto, a marca pode optar por usar a imagem ou a parte textual (ex.: Motorola, Renault, Carrefour).

  • Emblema: é semelhante ao modelo anterior, mas o nome da empresa é inserido no ícone gráfico. Ou seja, os elementos ficam integrados em um único emblema (ex.: Lego, Mastercard).

2. Layout


No âmbito da arte gráfica, layout (ou leiaute) define a estética do projeto a ser realizado. Relacionado ao mundo digital, representa o modelo sobre o qual o conteúdo virtual será desenvolvido.


Um layout simples e organizado é fundamental para o sucesso de seu site. Ao entrar em uma página repleta de informações dispostas de forma confusa, dificilmente o internauta ficará atraído a continuar ali. Quanto mais simples e bem elaborado o design, mais destacados ficarão os elementos realmente importantes. As informações essenciais devem se sobressair para que a interação ocorra sem barreiras. Se o usuário enfrenta dificuldades para navegar na página, é provável que ele a abandone rapidamente. Vale lembrar que um layout bagunçado também pode interferir na velocidade de carregamento.

Para tornar um layout mais atrativo, é indicado o emprego de um design em que cada item do menu leva à outra seção. O padrão de menu básico apresenta os elementos do site de forma clara e pontual: “Home”, “O que fazemos”, “Clientes”, “Blog”, como você pode observar aqui no site da Um quatro dois.


Se você não tem ideia de como desenvolver o melhor layout para sua homepage, o site Wix apresenta alguns modelos de template divididos em categorias – loja virtual, blogs e fóruns, música, fotografia, viagem e turismo, entre outras. Mas o que é um template? Em resumo, é um modelo de site pronto, com o design, a estrutura e a diagramação necessárias.


3. Cores e fontes


Relacionada ao layout, está a escolha de cores e fontes. Recomenda-se a utilização de apenas três de cada uma, de modo a criar uma hierarquia no conteúdo. No caso das fontes, deve-se selecionar uma para os itens de navegação, outra para o título e a terceira para o texto. Para as cores, a ferramenta Adobe Color CC permite que você crie ótimas combinações de cores primárias, secundárias e terciárias.

A mistura de fontes e cores deve ser executada de forma harmoniosa, tendo cuidado com a poluição visual. Da mesma forma que a composição visual é capaz de atrair usuários, ela também tem o efeito de afastar, quando mal planejada.


4. Otimização de conteúdo


Por causa da dinamicidade do meio digital, é natural que o usuário tenha pouca paciência para conteúdos muito longos ou para páginas lentas. Um conteúdo sucinto e objetivo, além de ser mais atraente, é mais bem absorvido pelo visitante do site.

Não se esqueça de que imagens são absorvidas com mais facilidade que palavras. Mas atenção para que o conteúdo visual não deixe sua página pesada e com o carregamento lento.


Seu conteúdo deve ser pensado também para que os usuários consigam acessá-lo de diversos dispositivos, incluindo os smartphones. Por isso, é essencial que sua página seja otimizada para uma versão mobile, já que, atualmente, grande parte das visualizações ocorre por meio de aparelhos celulares. Quando o layout é desenvolvido considerando a navegação em telas pequenas, a interação do visitante com o site aumenta.


5. Informações


Apresente sua marca para seus visitantes! Ao criar um site para uma empresa, você deve assumir que ninguém ouviu falar dela. No menu da página, coloque uma seção intitulada “O que fazemos” ou “Sobre” e descreva, em primeira pessoa, a finalidade de seu negócio.

Também é interessante criar seções para falar de suas experiências profissionais e mostrar trabalhos realizados. Defina o serviço e os produtos que sua organização oferece. A transparência e a objetividade nas informações farão com que os usuários se sintam confortáveis e seguros para se relacionar com a marca.


Além disso, deixe um contato para que o visitante consiga se comunicar você. De preferência, disponha mais de um canal – por exemplo, telefone e e-mail. Caso a marca tenha perfis nas redes sociais, inclua-os em sua homepage. Além de facilitar a comunicação do usuário com a empresa, as redes sociais contribuem para a fidelização do cliente.


Que tal seguir nossas dicas e criar seu site agora mesmo? Se tiver alguma dúvida ou precisar de alguma ajuda, entre em contato conosco!

48 visualizações

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital