8 dicas para criar conteúdo de qualidade

Criar conteúdo de qualidade é tão importante quanto definir as estratégias de marketing para sua marca. Conheça 8 dicas para produção de conteúdo original e atraente!



A produção de conteúdo relevante é uma etapa essencial na aplicação do marketing digital. Uma boa estratégia preocupa-se em criar conteúdo de qualidade e que dê retorno para a marca. Mas como fazer isso? Neste artigo, além de mostrar a relação entre o inbound marketing e a criação de conteúdo, vamos dar 8 dicas para produzir conteúdo de qualidade na internet.


Inbound Marketing e a criação de conteúdo


O inbound marketing abrange os métodos que buscam atrair e converter clientes de forma voluntária e não invasiva – educando, informando e engajando o público. A buyer persona, por sua vez, é um perfil semificcional que simboliza o cliente ideal de uma empresa. As duas estratégias estão relacionadas, já que a definição da persona é de grande importância para a execução do inbound marketing.


Para colocar essas técnicas em prática e atingir o objetivo do marketing digital, é fundamental criar conteúdo de qualidade, original e relevante que desperte interesse nas personas definidas pela marca.


A importância do SEO


A otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO) representa a estratégia que visa adequar uma página da web aos padrões de ranqueamento dos robôs dos buscadores – no caso do Google, é o Googlebot. Dessa forma, a empresa alcança um bom resultado orgânico (não pago) nas pesquisas, ganhando mais destaque e visibilidade no meio digital.


Qual é a relação do SEO com a produção de conteúdo? Para começar, o Googlebot penaliza conteúdos copiados cuja fonte original não foi citada. Você pode utilizar outras produções como base para a sua criação, mas nada de plagiar textos! Além disso, a atualização constante de sua página com novos textos e palavras-chaves bem empregadas são fatores que valorizam a classificação pelo Google e podem alavancar o número de visitas ao site.


Confira 8 dicas para criar conteúdo de qualidade


1. Defina a buyer persona


Como falamos, é a definição da buyer persona que vai delimitar a criação do conteúdo. Sabendo quais são as necessidades e os interesses dela, você será capaz de produzir algo relevante e atraente para seus consumidores em potencial. O alcance do conteúdo depende do quanto você conhece seu público.

2. Escolha sua plataforma


Na internet, são diversas as plataformas de comunicação: Twitter, Instagram, Facebook, e-mail, site e blogs. Cada uma necessita de um tipo de linguagem e atinge um público diferente. Por isso, é fundamental definir uma buyer persona para sua marca. Caso sua persona não utilize o Twitter, por exemplo, não faz sentido produzir conteúdo ali.


3. Cuidado com o excesso de formalidade


Algumas pessoas confundem texto rebuscado com boa escrita. É importante que sua produção não tenha desvios gramaticais e ortográficos, mas formalidade em excesso pode confundir e afastar o leitor. Utilize uma linguagem clara, evitando frases longas e o uso da voz passiva. Isso fará com que seu texto fique mais fluido e simples de compreender na primeira leitura.


4. Transmita confiança e acolha seu leitor


Mostre ao público que você tem conhecimento e gosta do que está falando. Dessa forma, você desenvolverá uma relação de confiança com o leitor. Mas não se coloque em um pedestal. O fato de entender do assunto não significa que você está acima dos outros.

Ao utilizar um tom mais pessoal e intimista em seu texto, seu leitor se sentirá mais confortável. Um ambiente acolhedor torna o público mais receptivo à mensagem.


5. Afaste-se da sua produção


Muitas vezes, ficamos travados durante a escrita de um texto. Mais eficiente do que insistir, é dar um tempo longe dele. A distância pode trazer novas ideias e possibilitar que você enxergue o conteúdo de forma mais clara, percebendo as mudanças que devem ser feitas.

Também é válido pedir a outra pessoa que leia seu texto em voz alta. Essa leitura permitirá que você perceba problemas de fluxo textual e outras alterações a serem feitas.


6. Evite o excesso de banners e anúncios


Se você tem um site ou blog, saiba que o excesso de anúncios torna a página cansativa e afasta o leitor. Vale ressaltar que o Googlebot pode penalizar páginas que contenham muitos banners e outros tipos de propaganda.


7. Interaja nas redes sociais


Nas redes sociais, você pode interagir diretamente com seu público e conhecer a opinião dele. Pergunte o que seus consumidores desejam saber, peça sugestões de tópicos e esteja aberto às críticas para melhorar seu conteúdo. Nessa conversa, o cliente pode até oferecer informações interessantes que você desconhecia.


8. Relacione conteúdos


A complementação de informações contribui para tornar seu conteúdo relevante. Nem sempre é possível colocar todas as informações em um texto, pois isso o deixaria muito extenso e cansativo para alguns leitores. Mas é válido apontar os caminhos para o caso de alguém querer se aprofundar. Você pode fazer isso criando vinculações internas e externas para outras publicações – uma estratégia chamada link building. Além de seu conteúdo ficar mais completo, o uso de links pode beneficiar o trabalho de SEO.


Gostou das nossas dicas? Que tal começar a criar conteúdo em alguns canais? Leia o nosso post O poder das redes sociais para seu negócio.

0 visualização

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital