Como tirar fotos incríveis para o seu site

Confira dicas para tirar fotos incríveis para o seu site. Prepare a sua câmera!


Como já ressaltamos no blog da Um quatro dois, especificamente no post O poder do conteúdo visual na internet, ter um site atraente é muito importante para o sucesso do seu negócio virtual. Ele é a sua porta de entrada e, por isso, deve chamar atenção e cativar seus visitantes. Confira nossas dicas para tirar fotos incríveis para o seu site, mesmo que você não seja um fotógrafo ou um designer profissional!


6 dicas práticas para tirar fotos incríveis

Com um pouco de dedicação, disposição e criatividade, qualquer um pode tirar fotos bonitas e interessantes de seus produtos, da equipe, das embalagens e de outros elementos relevantes para o seu negócio. Confira algumas dicas que valem tanto para o uso de uma câmera profissional quanto para um celular:


1. Enquadramento ideal

Posicionar o objeto no espaço da foto é essencial para dar destaque e ter um resultado bem equilibrado. Você pode colocar o objeto bem no meio do quadro ou ainda usar outras técnicas, como a regra dos terços: divide-se a foto em nove quadrados imaginários, usando duas linhas horizontais e duas verticais; depois, basta posicionar o objeto nos pontos de cruzamento ou usando alguma parte dos terços, por exemplo, dois terços ocupados pelo objeto e um terço livre.


2. Desligue o flash

Essa iluminação, no geral, não valoriza os objetos fotografados, criando reflexos e alterando aspectos do cenário. Prefira uma luz natural, ambientes abertos ou ainda um estúdio, que possui ajustes ideais de iluminação. Para esta última opção, iremos dar uma sugestão criativa no próximo tópico.


3. Monte um miniestúdio

Se você não tem um estúdio ou o investimento necessário para isso, é possível criar uma versão caseira e simples, mas que gera bons resultados! Existem alguns tutoriais disponíveis na internet para a criação de um miniestúdio ou lightbox. Com uma caixa de papelão, um luz fria (lâmpada fluorescente), papel vegetal e tecido branco (ou cartolina), você constrói o seu para ter uma foto de qualidade.

Essa é uma ótima opção para tirar fotos de produtos que serão vendidos em seu site ou loja virtual. Com um fundo neutro, o destaque é todo no objeto, permitindo que o comprador em potencial visualize o produto com clareza.


4. A resolução faz a diferença

Fique de olho na resolução da sua foto, que é a quantidade de pontos (pixels) que formam uma imagem. O ideal é tirar fotos em altas resoluções para que a qualidade das imagens não se altere quando visualizada em diferentes dispositivos (na tela de um celular ou de um notebook, por exemplo). Isso também é importante para que os usuários possam aumentar a imagem para ver mais detalhes, por exemplo.


5. Cenários e acessórios para criar uma história

Dependendo do tipo de foto e da sua finalidade, pode ser interessante criar um cenário e usar acessórios. Por exemplo, se o seu negócio está relacionado à sustentabilidade, pode tirar fotos para uma campanha de marketing ao ar livre, com árvores, rios e outros elementos ao fundo. Isso complementa a imagem e pode contar uma história em apenas uma foto.


6. Explore diferentes ângulos

Para ampliar a experiência de quem visualiza suas imagens, procure explorar diferentes ângulos. Isso é particularmente útil se você quer tirar fotos dos seus produtos. Assim, você consegue oferecer ao seu cliente a oportunidade de conhecer o produto que ele quer adquirir, examinando-o por completo.


Truques de edição

O segundo passo após fotografar é o processo de edição. Ele não precisa ser muito elaborado nem complexo, caso você não possua tempo ou recursos profissionais para isso. Algumas dicas simples são:

  • Use um editor online de imagens. Existem algumas opções pagas e outras gratuitas. Se preferir, você pode instalar um software ou aplicativo no seu computador ou celular.

  • Recorte a foto se tiver algum erro ou elemento que não ficou legal na composição.

  • Ajuste e gire levemente a imagem caso ela não tenha ficado alinhada.

  • O contraste ajuda a marcar alguns aspectos da foto, como sombras e áreas claras.

  • Os níveis de saturação também podem deixar as cores mais vívidas e chamativas.

  • O uso de filtros é uma forma prática de dar uma cara diferente a uma foto. Vários editores possuem uma coleção de filtros.

Onde e como usar as fotos

Depois de editadas e prontas, as fotos podem ser usadas para compor o visual do seu site, mostrar quem faz parte da equipe, exibir os produtos e até mesmo para ilustrar postagens em blogs ou redes sociais. Ter fotos próprias no Instagram da empresa, por exemplo, é uma ótima forma de reforçar a identidade da marca.


As mídias sociais são ótimos canais para você expor suas fotos. Conheça O poder das redes sociais para o seu negócio!

0 visualização

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital