Consultoria de marketing digital: preciso de uma?

Será que você precisa de uma consultoria de marketing? Saiba no post de hoje!



Seja para complementar a renda, ter um negócio próprio ou aproveitar um nicho inexplorado, o fato é que muitos negócios digitais começam pequenos, criados por novos empreendedores que ainda não têm muita experiência. É por isso que uma consultoria de marketing digital pode ajudar muito na hora de divulgar e mostrar a sua marca para o mundo.


Na verdade, até mesmo aqueles que já são grandes comerciantes, com uma empresa estabelecida, podem se beneficiar desse serviço, já que sempre há atualizações e novos conhecimentos no mundo online. Pensando nisso, o post de hoje irá falar sobre a consultoria de marketing digital para todos os tipos de negócio!


O que é um especialista ou consultoria em marketing digital?


É um profissional ou serviço de auxílio, que detecta falhas, diagnostica problemas, dá conselhos e elabora estratégias, tudo isso relacionado a uma área específica — no caso, o marketing digital. A consultoria não executa atividades, e sim faz análises com um fim mais educativo e orientador, baseando-se em conhecimentos aprofundados e direcionados.

Algumas ações que podem ser realizadas por uma consultoria de marketing digital são:

  • Análise da situação atual da empresa: como estão as metas; quais são as estatísticas de campanhas, visitantes, clientes; como está a área financeira do negócio etc.

  • Planejamento de marketing: elabora um conjunto de ações alinhadas aos objetivos da empresa.

  • Orientação na criação e definição de público-alvo, personas, tom de voz etc.

  • Treinamento para colaboradores e equipes;

  • Análise de KPIs, índices e outros dados;

  • Indicações dos melhores investimentos, canais, plataformas para o seu negócio.


Cuidados e vantagens


Como qualquer tipo de serviço, vale lembrar que sempre há cuidados a serem tomados antes de escolher e contratar um profissional ou empresa.


Cuidados

  • Prepare-se: tenha uma visão geral do seu negócio e saiba o que você deseja do serviço contratado — seja um objetivo mais geral ou específico, mas tenha claro o motivo de procurar uma consultoria.

  • Defina seu orçamento: saiba quanto sua empresa tem disponível para investir nesse serviço.

  • Procure referências: pesquise, leia avaliações ou peça indicações para outras pessoas do ramo.

São inúmeras as vantagens de contratar um profissional ou empresa especialista na área. Conheça algumas:


Vantagens

  • Perspectiva imparcial e externa: isso pode fazer uma grande diferença, pois é uma visão nova, de profissionais com outros contextos e outros conhecimentos. Assim, é possível identificar problemas, muitas vezes invisíveis para a empresa, ou fornecer ideias e inovações.

  • Dedicação integral: diferentemente de um colaborador interno da empresa, que possui suas atividades regulares e pode não ter muito tempo hábil para fazer análises, os consultores estarão focados apenas nas tarefas estabelecidas.

  • Personalização: você pode contratar o serviço mais adequado para o seu negócio.

  • Especialistas: alguns profissionais estudam e trabalham exclusivamente com uma área, aprofundando-se nela e conhecendo atualizações, funcionalidades e outros aspectos específicos. Por exemplo: especialistas em campanhas, em redes sociais, em software etc.


Checklist: é hora de contratar um especialista?


A ideia de uma consultoria ou um especialista é bem interessante, mas será que é uma necessidade para a minha empresa, neste momento? Se você está com essa dúvida, analise alguns pontos e faça algumas perguntas:

  1. Eu tenho capacidade para executar as atividades propostas resultantes de uma consultoria? Ou seja, tenho disponibilidade de tempo, recursos e mão de obra para isso? Se sim, vá em frente e contrate o serviço. Se não, espere até ter uma estrutura para isso.

  2. Eu tenho um valor extra que não impactará nas finanças da empresa para contratar uma consultoria? Afinal, de nada adianta gastar mais do que se tem e gerar um novo problema.

  3. O setor de marketing da minha empresa está estagnado? Isso pode ser um sinal de que você precisa de um olhar novo e externo sobre o seu negócio.

  4. Minha equipe de marketing está preparada e aproveitando as oportunidades? Treinamento, motivação e atualizações podem ser excelentes benefícios de uma consultoria.

  5. Eu sei o que fazer com todos os números, dados e estatísticas coletados? Se você se sente perdido e não consegue usar a riqueza de informações gerados pelo meio online, uma consultoria pode ajudá-lo bastante.


Conheça a Um quatro dois


A um quatro dois atua no mercado como parceiro estratégico, levando inovação, criatividade e compromisso com foco em resultados — quando um ganha, o outro também ganha.


A consultoria faz parte de qualquer planejamento, auxiliando na identificação de oportunidades e no direcionamento dos esforços de comunicação. É um processo preciso e personalizado.


Se você está procurando um serviço de consultoria de marketing, a um quatro dois está à disposição! Entre em contato conosco!

32 visualizações

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital