Conteúdo vs. Design: o que é mais importante para seu site?



Na construção de um site, é importante reunir conteúdo e design de forma coerente. Entenda a importância desses elementos e saiba como funciona o design de conteúdo!


Ao criar um site, pode acontecer de dedicar-se muita atenção ao design e deixar o conteúdo em segundo plano. Às vezes, utiliza-se um texto padrão que simula um texto real, conhecido como Lorem ipsum, para preencher os espaços textuais e ordenar o design com base neles. Embora esse artifício permita experimentar o modo como o texto flui nos campos e nas caixas de formatação, o resultado pode ser um design enganoso, exatamente por não ter levado em consideração o conteúdo real. Por isso, é essencial aliar conteúdo e design na concepção de uma página na internet.


O que vem primeiro: conteúdo ou design?

Um material relevante é extremamente importante para o bom emprego do marketing digital. O conteúdo de qualidade, bem elaborado, será fundamental para dar retorno à sua marca. Tendo isso em mente, fica claro que o conteúdo não pode ser tratado como algo secundário. Pelo contrário, ele é o elemento principal de seu site. Os testes de usabilidade indicam que é preferível uma homepage com estrutura simples, mas com conteúdo bem produzido, a uma com layout bonito, mas com texto mal escrito e imagens ruins.

Evidente que é muito provável que uma página com um ótimo conteúdo em meio a um layout desorganizado afaste os usuários. Portanto, é a combinação harmônica entre os dois – conteúdo e design – que vai deixar sua homepage atraente aos visitantes. A questão é: antes de trabalhar os outros elementos, concentre-se em elaborar o conteúdo. Afinal, quando alguém busca um site, é por causa das informações que ele apresenta.


O que é design de conteúdo e como fazer?


O design de conteúdo compreende layout e redação e a interação entre os dois, de modo que os diferentes elementos funcionem juntos como um único sistema. Atualmente, há de se considerar, também, o fator comportamento, tanto do conteúdo em si quanto dos usuários que interagem com ele, já que as necessidades das pessoas não são uniformes nem imutáveis. Mas como fazer o design de conteúdo?

Em primeiro lugar, é essencial conhecer o propósito de sua homepage. É um site de comércio virtual ou um blog sobre algum assunto específico? Compreenda o motivo que levaria as pessoas a procurarem seu site. Com qual objetivo elas chegaram até ali?

Depois, pense no tipo de conteúdo e como ele será apresentado. Isso pode ser definido por meio de algumas perguntas:

  • Sobre o que é a sua página? Qual é o foco dela?

  • Seu visitante prefere uma abordagem formal ou informal?

  • O que ele quer saber sobre seu produto? Como ele quer receber essa informação?


Pense, também, em quais perguntas o usuário lhe faria, como se fosse uma conversa entre pessoas reais. Coloque-se no lugar de visitante. Se você estivesse acessando seu site pela primeira vez, o que gostaria de encontrar? O que atrairia sua atenção e o que faria com que você desistisse da visita?


Vale ressaltar que o uso do Lorem ipsum não é recomendado. Ao empregar esse texto padrão, você terá a falsa impressão de que seu projeto está quase finalizado. O problema é que, provavelmente, o conteúdo real não se encaixará no design criado com o conteúdo simulado. Como já foi dito, o design é que deve ser criado em torno das informações, de uma forma que o resultado final seja coerente.


Ao definir o conteúdo, não se esqueça de que ele vai além do que está escrito. Valorize a união do conteúdo visual com a parte textual, pois ela potencializará o resultado que você deseja alcançar na sua página. Lance mão de imagens, vídeos, logotipo, interações, mas sempre estabelecendo um diálogo coerente e relevante com o texto.


Com o conteúdo pronto, o design fará seu trabalho, ressaltando os elementos conforme a necessidade. As cores, as fontes e outros artifícios utilizados na construção do layout serão responsáveis por destacar as informações da melhor forma possível. O design deve envolver o conteúdo de modo a tornar a experiência do usuário simples e acessível, sem complicações que podem atrapalhar o entendimento dele a respeito do objetivo do site.


Ao projetar a interface de seu site, tenha em mente que o design de conteúdo serve, principalmente, para facilitar a comunicação e a interação do usuário com a marca. Proporcionando uma boa experiência ao visitante, seu negócio certamente será recompensado com números positivos.

78 visualizações

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital