Dicas para escolher o nome para empresa ideal

Quer escolher um nome para empresa certeiro? Confira antes, algumas dicas importantes!



Se você está planejando abrir o próprio negócio, uma das primeiras coisas que deve ter passado pela sua cabeça é: qual será o nome da minha marca? Afinal, você deseja que seu empreendimento seja marcante, autêntico, expressivo e facilmente lembrado pelos consumidores. Escolher o nome para empresa não é uma tarefa fácil, mas é essencial para começar um negócio com o pé direito!


Por que o nome da empresa é importante?

O nome de um negócio é poderoso, mas é comum que muitos novos empreendedores subestimem essa força. O nome da empresa pode:

  • Indicar sua atividade principal ou ramo de mercado;

  • Expressar valores;

  • Diferenciá-la dos concorrentes;

  • Construir uma imagem ou experiência;

  • Encantar pela criatividade;

  • Agregar valor;

  • Causar uma primeira impressão impactante;

  • Entre muitas outras funções.

Sendo assim, não é à toa que esse processo precise de uma atenção especial, não é mesmo?


Cuidados antes de nomear seu negócio

Será que uso uma sigla? Será que uso uma língua estrangeira? Será que invento uma palavra? Bom, são vários questionamentos que surgem quando se começa o processo de escolher o nome de um negócio. Para ajudá-lo a evitar problemas e filtrar algumas opções, vale a pena considerar os seguintes pontos:


1. Pronúncia e escrita

Pense no seu público-alvo e certifique-se de que ele consiga falar e escrever o nome sem dificuldades ou constrangimentos. Isso afeta a forma como ele irá se envolver e interagir com a marca. Se ele não souber escrever o nome, por exemplo, talvez não consiga encontrar o site da sua empresa se quiser pesquisá-la na internet.


2. Registro de marca

É importante que se verifique se o nome desejado está liberado para registro. Aqui no Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Isso deve ser feito para que você tenha o uso exclusivo sobre o nome escolhido (dentro da sua atividade econômica) e o logotipo que o acompanha, protegendo-os contra cópias e utilizações indevidas. Você pode fazer uma pesquisa gratuitamente no site do INPI.


3. Domínio e redes sociais

Outro cuidado que se deve ter, principalmente se você deseja que a empresa esteja presente no meio online, é saber se há domínio (o endereço do site) disponível. Existem várias ferramentas para se fazer essa pesquisa, como Registro.br, Name.com entre muitas outras. Confira as particularidade de cada ferramenta de busca e considere as opções de extensão — .com, .com.br, .org, .store, .co, etc.


Além disso, já falamos aqui no blog que as redes sociais são grandes potencializadoras de um negócio. Portanto, vale a pena fazer a mesma pesquisa para conferir a disponibilidade de nomes de usuário no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter etc. Você pode fazer isso acessando cada uma das redes ou usando recursos, como o Namechk.


Dicas práticas para criar o nome para empresa ideal

Agora, para ajudá-lo no processo de criação do nome da sua empresa, listamos aqui algumas dicas práticas:


1. Faça um brainstorming

Essa técnica, que significa tempestade de ideias em tradução livre, consiste em sugerir qualquer palavra ou pensamento relativo à questão tratada. Isso pode ser feito individual ou coletivamente. Para isso, pegue um papel e vá escrevendo tudo o que lhe vem à mente, de forma livre e sem julgamentos, por alguns momentos ininterruptos. Depois, vá aperfeiçoando ou aprofundando em algumas das ideias.


2. Explore simbolismos

Formas geométricas, sons e imagens podem ser bons pontos de partida para criar nomes (e logotipos) expressivos. Alguns elementos causam determinadas emoções ou experiências sensoriais que podem ser usados em alinhamento à sua marca. Por exemplo, algumas palavras onomatopaicas são facilmente associadas a sensações: Splash, que remete à água, frescor, movimento etc.


3. Busque inspirações e solte a imaginação

Pesquise outras marcas do seu setor de atividade comercial, busque imagens, assista a filmes, ouça músicas, preste atenção a seus sonhos e deixe sua imaginação solta. Uma boa ideia é manter um caderno ou um documento online para registrar as ideias de que mais gosta e consultá-las periodicamente.


4. Olhe ao seu redor

Pense no seu dia a dia, na fauna e na flora da região, nas características do seu país, nos fundadores da empresa, na sua família, na matéria-prima dos seus produtos etc. Tudo isso pode servir para criar uma marca original. C&A, por exemplo, são as siglas dos irmãos fundadores; e a marca Natura ganhou este nome devido aos ingredientes vegetais dos produtos e o valor da natureza.


5. Use ferramentas online

Existem também alguns geradores de nomes online que podem ser úteis no processo de criação. Alguns exemplos são:

Agora que você já sabe como escolher o nome para empresa ideal, é hora de pensar no site do seu negócio! Saiba mais no post 5 elementos para criar um site incrível!

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital