Estratégias de gestão do tempo para marketing digital

Conheça algumas estratégias de gestão do tempo para marketing digital e aplique-as ao seu negócio!

O tempo é um bem precioso, não é mesmo? E, atualmente, ele parece estar passando cada vez mais rápido. Quantas vezes dizemos “Não tenho tempo para isso” ou “Meu dia é tão corrido…”? Para que não nos tornemos reféns do relógio, é importante nos organizarmos, seja em nossa vida pessoal ou profissional. No mundo virtual, não é diferente. A gestão do tempo para marketing digital é essencial para a produtividade, eficiência e sucesso dos negócios!


Por que o gerenciamento do tempo é importante para o marketing digital?


Como qualquer empreendimento, os negócios digitais envolvem inúmeras atividades, ações e planejamentos. Porém, além disso, o ambiente virtual lida com uma quantidade gigantesca de dados e informações de várias fontes: redes sociais, blogs, sites, canais de notícias, e-mails, aplicativos de comunicação, ferramentas analytics etc. Tudo isso é essencial para o marketing digital, pois são esses dados que serão transformados em ações, campanhas e lançamentos.


Além disso, é comum que muitos empreendimentos online sejam de pequeno porte, compostos apenas por uma pessoa ou uma equipe enxuta, que realiza várias funções. Outra característica frequente é a combinação de um negócio virtual com um trabalho offline — ou seja, otimizar o tempo não é uma escolha, é uma necessidade!


Se você tem uma boa estratégia de gestão de tempo, consegue:

  • Aproveitar toda a riqueza das informações para tomadas de decisão precisas (aqui dá até vontade de dizer 'tomadas decisão assertivas', mas vale lembrar que assertividade não vem de acerto e sim de auto-confiança, blz?!);

  • Equilibrar a vida profissional e pessoal, mantendo um estilo de vida saudável;

  • Ser mais produtivo e eficiente;

  • Economizar recursos — tempo, dinheiro, ferramentas.


Organize-se: estratégias de gestão de tempo


Não basta apenas saber que é importante gerenciar o seu tempo, é preciso implementar e colocar em prática algumas estratégias.


1. Conheça seu objetivo


Antes de mais nada, é preciso sempre determinar um objetivo, assim, você saberá como direcionar os próximos passos. Por exemplo: aumentar o tráfego do site em 50% em três meses.


Você pode ter diferentes objetivos para diferentes áreas. Além do exemplo que mencionamos, também pode acrescentar uma meta relacionada à sua vida pessoal: aumentar em uma hora o meu tempo livre para autocuidado, lazer, descanso etc.


2. Priorize e minimize


É hora de priorizar as ações que levam ao resultado desejado, conforme definimos no tópico anterior. Analise e entenda quais atividades mais contribuem para o seu objetivo. Pense no mínimo necessário para você ter sucesso.


De acordo com o nosso cenário anterior, você poderia escolher os dois canais de veiculação de campanha que mais estão dando retorno para o seu empreendimento — e-mail marketing e Facebook, por exemplo —, deixando de lado, pelo menos a princípio, o Twitter, que você notou que ainda não está gerando engajamento. Isso também libera um pouco mais de tempo para a sua vida pessoal.


3. Tenha um cronograma e uma agenda


Planeje suas atividades diárias, colocando horário de início e fim para cada uma. Isso ajuda a não passar mais tempo do que o necessário em cada tarefa e também evita a procrastinação.


Ter uma agenda é importante para que você não esqueça compromissos importantes, perca prazos e possa planejar-se com antecedência. Isso também evita a sobrecarga de trabalho e o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional.


4. Evite distrações e se foque


É fácil se distrair com o celular, mensagens, notificações de redes sociais, TV, sons etc. Por isso, quando for trabalhar, afaste qualquer coisa que possa ser uma tentação para tirar o seu foco. Você pode usar a técnica pomodoro, que eu gosto muito e é a que eu mais uso, em que realiza uma única atividade por 25 minutos, sem interrupções, e faz uma pausa de 5 minutos, nos quais pode relaxar, movimentar-se, mexer no celular, responder a mensagens. A cada quatro períodos de 25 (mais 5 de descanso), você faz uma pausa de 30 minutos. Esse método foi desenvolvido para aumentar a concentração e a produtividade.


5. Reserve tempo para autocuidado


Ter energia e saúde é essencial para conseguir realizar suas tarefas. Por isso, vale a pena reservar tempo para exercícios físicos, pausas para descanso, intervalos para refeições etc. Além disso, planeje um período de férias, participe de eventos sociais, encontre amigos e familiares. Tudo isso impacta na sua produtividade e na sua disposição diária.


6. Armazene ideias


Tenha um local para guardar suas ideias de marketing, que podem servir para futuras campanhas. Uma boa forma de fazer isso é ter um documento ou aplicativo na nuvem, assim você consegue acessá-lo sempre que vier uma inspiração, do seu celular, do computador ou de outro dispositivo. Essa prática é útil para que você sempre tenha alguma “carta na manga”, economizando tempo e agilizando novas ações de marketing sempre que necessário.


7. Utilize ferramentas de gestão de tempo


Use a tecnologia a seu favor. Existem diversos recursos que podem ajudar no gerenciamento do seu tempo. Agendas online e compartilhadas, aplicativos de produtividade, plataformas de armazenamento na nuvem, software de gestão entre muitos outros. Em breve, farei um post dedicado somente a essas ferramentas!


Gostou das nossas dicas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

73 visualizações

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital