O poder das redes sociais para seu negócio

É provável que você use as mídias sociais diariamente, para postar, curtir e compartilhar interesses pessoais. Mas sabe o poder das redes sociais para seu negócio?

Hoje em dia, ter redes sociais é fundamental para o empreendedorismo digital ou outro tipo de negócio — mesmo que ele seja apenas físico, e não virtual. Isso porque, como dissemos no post Preciso criar um site para meus negócios?, sua marca deve estar presente onde o seu público está. E, sim, ele está nas redes sociais.


Por que usar redes sociais em meu negócio?


De acordo com algumas estatísticas, vemos que, de fato, o brasileiro gosta — e muito — de navegar nas redes sociais. O site Statista apresenta uma estimativa de 95,14 milhões de usuários de redes sociais no Brasil em 2018 — um índice crescente ano após ano.

Outro dado que merece atenção foi mostrado pelo estudo 2018 Global Digital Suite da We are Social e Hootsuite, que aponta uma média de 3h39min diárias dedicadas para as redes sociais pelos usuários brasileiros, ficando em 2º lugar no ranking mundial.

Além disso, é preciso acompanhar a concorrência! O relatório Social Media Trends 2018 da Rock Content mostra que 94,4% das empresas respondentes estão presentes nas redes sociais.


Por meio desses canais, é possível publicar conteúdo, conectar-se com outros empreendimentos e promover parcerias, interagir com o público e, claro, ganhar mais visibilidade! Várias redes também oferecem atualmente opções de venda diretamente em suas páginas.


Tipos de redes sociais empresariais

Existem várias alternativas no mundo online, com diferentes propósitos. Algumas são:

  • Instagram, Facebook e Twitter são algumas das mais usadas. A primeira tem o foco visual, direcionada para a publicação de imagens e vídeos curtos. O Facebook é versátil e permite a divulgação de textos, vídeos, GIFs, além do compartilhamento de notícias. Já o Twitter tem a característica diferenciada de permitir textos curtos, de até 140 caracteres, e exige, no geral, mais frequência de publicações.

  • O YouTube também é amplamente utilizado. Sendo a maior plataforma de vídeos online, é uma excelente ferramenta para promover conteúdo audiovisual, seja em formato de série, palestras, cursos, tutoriais e até mesmo filmes, curtas, documentários, animações etc.

Como escolher a rede ideal?


Primeiro, é preciso saber qual é a sua disponibilidade, o seu propósito e o seu tipo de negócio. Por exemplo, se você pode gerar conteúdo e publicar apenas 2 vezes por semana, o Twitter pode não ser uma boa opção. Se a ideia for criar vídeos que ensinam a utilizar um produto, o YouTube é uma alternativa interessante. Caso a sua empresa produza textos instigantes sobre o mercado em que atua e deseje gerar engajamento e discussões, o Facebook pode ser ideal, mas não tanto o Instagram. Este pode ser melhor aproveitado se o seu empreendimento tiver imagens chamativas e de qualidade.

Vale a pena lembrar que você pode, é claro, utilizar mais de uma rede e combinar diferentes funções.


Dicas práticas para começar a movimentar suas redes sociais empresariais

  • Estude cada uma das redes sociais e escolha a mais apropriada. Comece aos poucos — não adianta querer estar presente em todas as redes sociais se não tem tempo para utilizá-las.

  • Crie um perfil empresarial, não pessoal!

  • Organize-se e reserve um período para atualizar suas redes com frequência. Além de gerar conteúdo e publicá-lo, também é importante ter tempo para responder a comentários e mensagens, curtir outras postagens e perfis etc.

  • Analise ações que a sua empresa realiza, mas que o público geralmente não vê, e mostre-as para o mundo. Por exemplo, os bastidores da empresa, o empacotamento de pedidos, o processo de produção dos produtos etc.

  • Invista em imagens atraentes e relevantes, mas cuidado com os direitos autorais. O ideal é utilizar bancos de imagens virtuais ou criações próprias.

  • Seja autêntico e criativo.

  • Cultive relacionamentos e interaja com seu público.

  • Fique de olho nas métricas geradas pelas mídias. Elas mostram informações importantes como a variação na quantidade de visitantes, os posts mais visualizados, dados demográficos da audiência etc.

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital