O poder do conteúdo visual na internet

Atualizado: 17 de Ago de 2018

Entenda o poder do conteúdo visual e saiba como usá-lo a favor de sua estratégia de marketing digital!


Produzir conteúdo de qualidade e relevante é fundamental para a eficácia do marketing digital. Mas tão importante quanto um texto bem escrito é a questão visual da mensagem. Afinal, como disse o filósofo chinês Confúcio, “uma imagem vale mais que mil palavras”.

A frase pode até soar clichê, mas estudos comprovam que imagens são armazenadas com mais facilidade que palavras. Isso não significa que o conteúdo textual deve ser deixado de lado, já que a mensagem escrita, quando bem empregada, é capaz de intensificar o poder do conteúdo visual.


A importância das imagens e do aspecto visual no meio online



No mundo virtual, recebemos informação a todo tempo. Por conta da dinamicidade da internet, é difícil reter a atenção do usuário por um longo período. Além disso, a enorme quantidade de mensagens e de anúncios cansa e estressa a mente. Por isso, é natural que o público evite textos com excesso de informação e palavras, mas sinta-se atraído por mensagens mais curtas, simples e dinâmicas.


Humanos são seres visuais. De acordo com uma pesquisa publicada pela Forbes, 65% das pessoas aprendem melhor por meio de imagens. Quando vemos algo que consideramos bonito, aquilo desperta nosso interesse. Da mesma forma, ao nos depararmos com uma figura intrigante e até mesmo estranha, nossa curiosidade é estimulada. Também gostamos de produzir nossas próprias imagens, fazendo vídeos e fotos daquilo que queremos registrar e talvez exibir para outras pessoas.


O poder do aspecto visual fica evidente ao nos lembrarmos de situações que vivemos na internet. Quantas vezes você procurou um tutorial e preferiu um passo a passo feito com vídeo ou foto? Também é possível que tenha acontecido de você buscar um produto e desistir da compra por causa da falta de imagem.


Confira alguns dados apresentados pela MDG Advertising a respeito do assunto:

  • Textos com imagens relevantes geram 94% mais visualizações.

  • 60% dos consumidores relatam que têm mais chances de fazer negócios com uma marca quando conseguem visualizar imagens nos resultados de pesquisa.

  • Para 63% dos consumidores online, uma imagem de qualidade tem mais importância que informações descritas.

Como atrair e converter clientes usando imagens


As imagens podem colorir, detalhar, embelezar, destacar e aprimorar o seu negócio de diferentes formas.

  • Logotipo: pense nas grandes empresas conhecidas mundialmente. Uma das coisas que elas têm em comum é um símbolo visual memorável. Assim que você vê um daqueles símbolos, provavelmente já os associa a algum produto. Todo negócio precisa de um emblema marcante, que será ainda mais eficiente se estiver ligado a uma mensagem significativa.

  • Detalhes do produto: quando descrever algum produto, não deixe de usar fotos de qualidade. Note que imagens “pixeladas” ou malfeitas podem afastar os clientes em vez de atraí-los.

  • Recursos audiovisuais: vídeos podem funcionar melhor que fotos, pois dão a sensação de um contato mais real com o objeto. Outro fator positivo é que ele consegue reter a atenção das pessoas por mais tempo. No entanto, a produção de vídeos demanda planejamento, edição e desenvolvimento de roteiro. Um vídeo longo e sem atrativos pode ser um vilão para sua marca.

  • Postagens em redes sociais ganham mais atenção quando combinadas com recursos visuais, de acordo com dados apresentados pelo HubSpot:

  • Tuítes contendo imagens recebem 150% mais retuítes.

  • Postagens com imagens no Facebook apresentam 2,3 vezes mais engajamento em comparação com postagens apenas textuais.

  • Quatro vezes mais consumidores preferem assistir a um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele.

  • Infográficos: como o próprio nome diz, são gráficos que contêm informações e explicam diversos assuntos – dos mais simples aos mais complexos – de forma prática e visual. O conteúdo textual é combinado a imagens, tornando-o atraente para a leitura. Mas saiba que a criação de infográficos exige estudo, dedicação e alguém com habilidades em artes gráficas.

  • Memes: na era digital, meme refere-se a um fenômeno de viralização, uma ideia veiculada por meio de imagem, GIF ou vídeo que tem a capacidade de se replicar com diferentes significados. Eles são fáceis de compartilhar, têm relação com temas atuais e aproximam a marca do público. Por outro lado, os memes estão associados a um contexto. Se este é desconhecido do consumidor, a mensagem não vai ter sentido para ele. Outra questão é que, normalmente, os memes são empregados pelas marcas quando já estão saturados. No Twitter, é comum ver usuários criticando o uso dessa ferramenta pelas empresas – dizem que é o momento em que o meme deixa de ter graça.

Originalidade e direitos autorais



Vale ressaltar, por fim, que é preciso sempre respeitar os direitos autorais das imagens. Portanto, muito cuidado ao escolher uma foto ou desenho na internet. Originalidade e autenticidade são pontos importantes no meio online.


Você pode produzir suas próprias imagens, exibindo a identidade visual da sua marca em seu site, sua loja, seus materiais de divulgação e suas redes sociais. Mas caso não conte com uma equipe para isso ou não possua as ferramentas necessárias, o site Marketing de Conteúdo listou os 104 melhores bancos de imagens da internet. Alguns são pagos, outros gratuitos ou parcialmente gratuitos. Com eles, você consegue desenvolver uma boa estratégia aplicando todo o poder do conteúdo visual no seu negócio.


Futuramente, abordarei mais profundamente a questão da psicologia das cores, dos vídeos e dos infográficos! Continue acompanhando nossas postagens!

0 visualização

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital