O que é e-mail marketing e como usá-lo?

Saiba como usar o e-mail marketing no seu negócio e potencialize suas estratégias de divulgação!



O e-mail é uma ferramenta utilizada há algum tempo para comunicação pessoal e profissional. Embora não seja nenhuma novidade e já existam inúmeros novos canais para conversar, informar e enviar conteúdo, o correio eletrônico permanece sendo um recurso essencial para qualquer negócio. Mas também é possível usá-lo de outras formas e com abordagens estratégicas. Confira neste post o que é o e-mail marketing!


O que é e-mail marketing?


É uma forma de promoção por meio de mensagens de e-mail para clientes (existentes ou em potencial). Pode ser usado para informar sobre novidades do seu negócio, enviar ofertas, fornecer os dados de uma compra etc.

A ideia é otimizar a comunicação e facilitar a divulgação, porém, tomando alguns cuidados, que vamos explicar melhor nos tópicos seguintes. Algumas vantagens do e-mail marketing incluem:

  • Envio de mensagem em massa;

  • Canal de comunicação amplamente utilizado;

  • Leitura com mais atenção e cuidado do que os conteúdos publicados em redes sociais;

  • Nutrição de relacionamento regular com o cliente;

  • Capacidade de automação;

  • Entrega de informações para pessoas interessadas;

  • Coleta e análise de dados e métricas;

  • Possibilidade de segmentação.

Conheça alguns tipos de e-mail marketing


Existem vários formatos possíveis para as campanhas de e-mail marketing. Tudo vai depender do seu tipo de negócio, propósito e público. Alguns deles são:


Newsletter

É um conteúdo entregue a pessoas que assinaram o serviço, ou seja, que de fato estão interessadas em saber mais sobre os assuntos relacionados à sua empresa. São textos um pouco maiores, que podem abordar tópicos relacionados ao mercado em que seu negócio atua, curiosidades, dicas etc. A ideia principal é educar e nutrir os clientes. A newsletter geralmente tem uma periodicidade fixa, portanto é uma forma de estar sempre em contato com o cliente.


Datas comemorativas

É um e-mail enviado em datas específicas, sejam feriados, dias comemorativos ou mesmo o aniversário do cliente. Neste caso, é possível divulgar um produto relacionado à data, oferecer um cupom ou apresentar uma mensagem personalizada para que o cliente se sinta especial.


E-mail promocional

É uma mensagem que tem o objetivo de divulgar uma promoção, oferta ou um produto. O foco desse tipo de campanha é principalmente a conversão.


E-mail transacional

Esse é um tipo de resposta a alguma ação realizada pelo cliente, seja na loja virtual, no site, no blog etc. Por exemplo, quando uma pessoa assina a newsletter no site, ela pode receber uma confirmação por e-mail, ou, ao comprar um produto, recebe uma mensagem com o status do seu pedido.


Mensagens de engajamento

E-mails de boas-vindas, mensagens para clientes inativos, carrinhos abandonados etc. são boas oportunidades para incentivar o relacionamento com o cliente.


Segmentar é preciso


Como falamos acima, uma das vantagens do e-mail marketing é a sua possibilidade de automação e envio massivo. Porém, vale destacar que a segmentação é um fator chave para que a sua mensagem seja entregue para quem, de fato, se importa. De nada adianta fazer uma campanha para um público que não está interessado naquilo que você tem a dizer.

Dentro do seu público, há diferentes personas. Portanto, é importante estudá-las e segmentar as suas campanhas de acordo com o perfil de cada uma. Dessa forma, sua mensagem terá mais chances de ser lida, aumentando as possibilidades de conversão e engajamento.


Ferramentas de e-mail marketing


Há inúmeras opções de ferramentas no mercado para fazer o disparo de mensagens, segmentar contatos, criar layouts, acompanhar métricas etc. Antes de escolher uma, analise quais são as suas necessidades e seus objetivos. Algumas das mais famosas são MailChimp, E-goi, RD Station, Infusion Soft, AWeber entre outras.


Automação sim, spam não!


Outro cuidado é a entrega de mensagens para pessoas que autorizaram o seu recebimento. A automação é uma forma de otimizar o envio para uma grande quantidade de pessoas, e pode ser usado na sua estratégia de marketing sem problemas. Entretanto, para que sua mensagem não seja classificada como spam (mensagens indesejadas e não autorizadas), é preciso que ela tenha sido previamente autorizada. Isso pode ser feito por um formulário no site ou um link para assinatura de e-mails, por exemplo.


Spams incomodam os usuários e podem desmotivá-los em relação ao seu negócio. Por isso, vale a pena saber mais informações sobre os destinatários, como a frequência que eles desejam saber sobre as novidades, quais tópicos ou tipos de e-mail estão dispostos a receber etc.


Gostou das nossas dicas? Queremos convidá-lo(a) a saber mais sobre o seu público, para que você crie uma campanha de e-mail marketing bem segmentada! Leia o nosso post O que é e como criar buyer personas.

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital