Preciso criar um site para meu negócio?



Será que é necessário criar um site para meu negócio? Se essa é a sua dúvida, confira o nosso post!


Você já percebeu que, atualmente, a internet nos acompanha durante todo o nosso dia. Seja para enviarmos uma mensagem para alguém, ler uma notícia ou fazer uma compra. Mesmo que você não seja muito ligado ao mundo online, pode ter certeza de que grande parte dos clientes do seu negócio estão conectados. Por isso, é importante considerar criar um site para o seu negócio – seja ele físico ou virtual.


Criar um site para meu negócio é necessário?


Sim. É claro que essa é uma resposta generalizada, porém, com base na quantidade de pessoas que atualmente têm uma presença online, ela é significativa. Se o seu público está no ambiente virtual, você também deve estar – afinal, o seu negócio está voltado para eles, não é mesmo?

De acordo com os resultados do IBGE publicados neste ano – em relação a 2016 –, 64,7% das pessoas de 10 anos ou mais no Brasil utilizam a internet. Ou seja, a maior parte da população está online.


Além disso, uma pesquisa do PwC relativa a 2017 mostra que as compras e pesquisas virtuais são parte integrante do hábito de consumo: a frequência de compra de produtos online via PC, uma vez por mês, é a mesma das compras em lojas físicas; a maioria das pessoas apontam que, como forma de driblar a crise, fazem mais pesquisas para encontrar melhores ofertas; as taxas mais altas de crescimento do varejo estão nos canais online.


O mundo digital como extensão do mundo offline


É essencial considerar a internet como um universo que, apesar de virtual, é habitat de inúmeras pessoas. Ao fazer um perfil em uma rede social, por exemplo, a pessoa passa a existir nesse mundo. Nele, ela pode aprender, comunicar-se, divertir-se etc. Por isso, é importante que os negócios considerem o mundo online como, de fato, um local de grande interesse econômico, social e cultural.


Se você descobrisse um bairro onde está sempre cheio de pessoas, dos mais diversos perfis, dispostas a conhecer novas empresas, marcas, produtos e serviços, você não consideraria abrir uma loja nesse lugar?


Tenho que ter uma loja virtual?


Não, isso não quer dizer necessariamente abrir um e-commerce. Se você tem um negócio físico, não precisa comercializar seus produtos ou serviços no ambiente virtual. Você pode, é claro, se assim desejar, mas essa não é a única opção. Confira a seguir algumas formas de marcar presença no mundo online.


Como estar presente no universo virtual


Para saber qual é a melhor maneira de fazer isso, é importante primeiro conhecer o seu público, suas limitações, seu tipo de negócio e seus objetivos – você pode desejar ser referência no seu setor, ampliar o número de vendas, aumentar o reconhecimento da marca etc. Algumas das diversas formas de colocar sua bandeira no mundo online são:

  • Criar um site: essa é uma das forma mais curingas e mais simples, pois funciona como uma vitrine da sua marca para o mundo. Associado a ele, você pode ter uma ou várias das outras opções abaixo.

  • Criar um blog: se a ideia é educar, ensinar e proporcionar conteúdos relativos ao seu setor, seu trabalho e sua empresa, um blog pode ser uma ótima forma de fazer isso.

  • Criar uma loja online: quando o objetivo é ampliar os canais de vendas, essa é uma excelente opção.

  • Criar perfis em redes sociais: ideal para engajar o público, comunicar-se com os clientes, interagir com outras marcas etc.

Cuidados e vantagens ao criar um site para meu negócio


Ter um site é realmente uma forma de se mostrar e estar disponível em celulares, tablets e computadores do mundo todo. Existem alguns pontos que merecem destaque ao adotar essa estratégia:

  • Credibilidade. Muitas pessoas gostam de conhecer e conferir informações sobre uma marca de forma rápida e prática. Ter um site oferece isso e passa uma imagem de profissionalismo.

  • Exposição e visibilidade. Os interessados podem acessar sua página de onde estiverem e a qualquer momento. A sua marca estará disponível para ser visualizada 24 horas por dia e 7 dias por semana.

  • Ampliação de público. Um site permite que você seja encontrado por meio de pesquisas nos buscadores (como o Google). Ou seja, pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio podem encontrá-lo ao procurar um assunto relacionado ao que você oferece.

  • Contato e interação. É preciso estar atento e preparado para não deixar de atender às demandas que possam surgir a partir do seu site.

  • Atualização. É importante monitorar e atualizar seu site regularmente para que não cause uma impressão de descuido e acabe afastando potenciais interessados.

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

47 visualizações

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital