Saiba tudo sobre Instagram para empresas

Entenda o que é um Instagram para empresas, as vantagens do perfil comercial e como criá-lo!



As redes sociais têm muito valor para o comércio digital e os demais tipos de negócio. Por isso, uma conta comercial no Instagram pode servir como grande aliada de seu empreendimento. Esse aplicativo de imagens é muito popular e traz diversas ferramentas capazes de contribuir para a divulgação de sua marca, aumentando a interação entre ela e os consumidores. Entenda a diferença entre um perfil pessoal e comercial e saiba as vantagens de utilizar o Instagram para empresas.


Como criar um perfil comercial/business


Se você ainda não tem uma conta no Instagram, basta baixar o aplicativo na App Store (sistema iOS) ou no Google Play (sistema Android). Caso você já possua uma conta pessoal no aplicativo, é possível modificá-la para perfil comercial. Vale lembrar que o Instagram permite que um mesmo usuário tenha duas contas associadas. Assim, você pode manter sua conta de uso pessoal e desenvolver outra para sua empresa, caso prefira. Mas como modificar a conta para o modo business? Vejamos:

  1. Acesse seu perfil pelo aplicativo e selecione o ícone de engrenagem (aquele símbolo ao lado de “Editar perfil”) ou os três pontinhos que aparecem no canto superior direito. Em seguida, escolha a opção “Mudar para conta comercial”.

  2. O aplicativo exibirá informações e dicas sobre a conta comercial. Clique em continuar.

  3. Depois disso, será possível vincular seu perfil business a uma página do Facebook gerenciada por você. O e-mail cadastrado no perfil do Facebook será usado em sua conta comercial, mas é possível editá-lo. Inclua número de telefone e localização, e toque em “Concluir”.

  4. Após isso, você poderá escolher a categoria de seu perfil comercial: Negócio local, Blog pessoal, Produto/Serviço, entre outros. Por fim, surgirá uma mensagem confirmando que seu Instagram business está pronto.

Desde o nome para sua conta até a maneira como você interage com os usuários serão significativos para que seu negócio tenha destaque. Por isso, a personalização de seu perfil é um fator importante:


Nome de usuário: se sua marca já tem um nome, o mais indicado é utilizá-lo como nickname. Além disso, caso a empresa use outras redes sociais, procure empregar o mesmo nome em todas. Cuidado com nomes complicados, pois podem dificultar que usuários encontrem o perfil. Menos é mais!


Foto do perfil: escolha uma foto que facilite a identificação da empresa. Normalmente, as marcas usam o logotipo como imagem de perfil.


Biografia: na descrição, coloque informações objetivas e relevantes a respeito da marca. Sempre assuma que ela é desconhecida de quem acessa o perfil. Além disso, vale incluir hashtags # que você quer associar ao seu empreendimento.


Não se esqueça de informar aos seguidores da marca em outras redes sociais que ela está presente, também, no Instagram. A realização de sorteios é uma boa forma de aumentar o número de seguidores, colocando como condição, por exemplo, que os participantes sigam o perfil e marquem outros usuários nos comentários.


Siga perfis do mesmo segmento, clientes e outras contas que considerar relevantes. Essa é uma maneira de exibir a marca no Instagram e estabelece relações. Não subestime a comunicação com os seguidores. Responda a comentários e mensagens diretas, sempre educadamente.


Vantagens do Instagram para empresas


Quando se cria o perfil comercial, aparece o ícone “Contato” ao lado de “Editar perfil”. Clicando nele, o usuário consegue contatar a empresa com mais agilidade. Portanto, é essencial que você preencha as informações de contato corretamente. Pelo contato direto, as chances de um cliente fechar negócio são mais altas.

A grande vantagem do Instagram business é a capacidade de analisar a performance do perfil, indo além do número de curtidas e de comentários. As métricas fundamentais para avaliar o desempenho de sua conta são:


Impressões: essa métrica exibe o total de vezes que a publicação foi vista, mesmo que as pessoas não tenham curtido a postagem.


Visualizações: é semelhante à métrica impressões, mas mensura quantas vezes o perfil foi visualizado, não a publicação.


Alcance: examina o número de contas únicas que visualizou postagens de sua conta.


Cliques no site: calcula a quantidade de cliques que o site da marca recebeu a partir do Instagram.


Principais publicações: possibilita reconhecer quais publicações do perfil têm maior número de impressões.


Seguidores: é essencial para saber qual é o melhor momento para postar conteúdo, pois mostra os dias da semana e horários em que seus seguidores estão mais ativos. Também permite ver o número de novos seguidores, a faixa etária predominante, a localidade (cidade e país) e a porcentagem por gênero. A análise desses dados é importante, também, para saber se o perfil está atingindo a buyer persona definida pela marca.


A empresa pode, ainda, incrementar os resultados por meio de anúncio pago, que no Instagram aparece marcado como “Promovido”. Ao clicar em na opção “Promover” a postagem, você escolhe se os usuários devem entrar em contato ou visitar o perfil a partir da postagem, seleciona um público-alvo, o orçamento para patrocinar a publicação e a duração dela.


Outras opções para publicar conteúdo


Além do feed tradicional, no qual as fotos ficam registradas em seu perfil e aparecem na timeline dos usuários, existem alternativas para colocar conteúdo no Instagram. Uma delas é a função stories, que torna a interação mais dinâmica com os espectadores. A princípio, a publicação dura apenas 24 horas, sendo excluída automaticamente em seguida. Porém, já é possível salvar os stories como destaque em seu perfil.


Lançado recentemente, o IGTV é um aplicativo de vídeo vertical do Instagram. Ele pode ser baixado separadamente ou acessado por meio da própria rede social. Seu diferencial é a capacidade de enviar vídeos de até uma hora de duração, enquanto a função stories aceita apenas 15 segundos.


Já possui um perfil comercial no Instagram? Conte-nos sua experiência nos comentários!

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital