Storytelling: saiba o que é e como aplicar em seu negócio


Você já ouviu falar em storytelling e como essa estratégia pode se tornar um meio fundamental para aumentar  as vendas do seu negócio?


Sua tradução para o português significa “narrativa” ou “o ato de contar histórias”. Esse termo é usado no marketing definir a técnica que transmite uma mensagem através de um enredo, com palavras elaboradas e recursos audiovisuais. 


Isto é, o storytelling é a arte de combinar os recursos e meios de comunicação audiovisual com as palavras para construir uma história, de forma a persuadir um possível comprador. 


Com a rotina cada vez mais dinâmica e ágil em que estamos inseridos, é importante adequar a publicidade da empresa para chamar a atenção do consumidor. Nesse contexto, o marketing tradicional pode não funcionar. 


Um exemplo são as festas de casamento. O anúncio de um salão de festa casamento vai ser mais atrativo se for desenvolvido em formato multimídia e apresentado com uma breve narrativa para os interessados, contendo personagens e um ambiente, por exemplo.


Outras técnicas de marketing poderiam até funcionar nesse caso, mas não seriam tão efetivas quanto o storytelling


Um casal que está prestes a dar um passo importante em suas vidas vai se sentir mais atraído por um anúncio inovador, que mostra oportunidades novas.


Por isso, a estratégia storytelling é tão relevante hoje em dia. Além disso, esse método pode ser usado para a publicidade de todos os setores de um negócio, até mesmo para serviços de reforma de varandas.


Para entender melhor como funciona o storytelling, suas vantagens e como ele pode ser aplicado no seu negócio de maneira a trazer bons resultados, acompanhe a leitura!


Para quê serve o storytelling?

Quando a estratégia storytelling é usada para o marketing de um negócio, ela é fundamental para persuadir quem recebe essa mensagem. A principal característica desse recurso é ser muito mais incentivador do que invasivo. 


Ou seja, ao invés de convencer a pessoa a consumir o produto, a empresa vai despertar a atenção do consumidor. Por isso, é interessante destacar que o objetivo desse recurso é promover a marca, sem ter que necessariamente realizar uma venda.


Ao anunciar uma aula de guitarra particular não é necessário fechar um contrato logo no início para considerar um resultado positivo.


Quanto mais longe a campanha chegar e mais pessoas esse recurso for capaz de conquistar com sua narrativa, mais será capaz de despertar o interesse de possíveis alunos que vão consumir esse conteúdo e criar um relacionamento com a marca.

Como funciona o storytelling?

Essa técnica conduz o receptor da mensagem até o produto através do interesse pela narrativa do anúncio. Na prática, estamos falando sobre encantar o público contando uma história atraente que envolve personagens, um conflito e uma mensagem.


Para isso ser possível, é preciso conhecer o storytelling a fundo e entender seu público-alvo. Dessa forma, a mensagem transmitida pode ser personalizada de acordo com os hábitos e comportamentos das pessoas.


Para um buffet de festas de 15 anos que atende um nicho de pessoas específicas criar um anúncio de acordo com a estratégia storytelling, precisa desenvolver uma história a partir do gosto e dos interesses desse grupo de consumidores.


Uma narrativa bem feita possui alguns elementos essenciais: palavras bem escolhidas, enredo coerente e persuasivo, personagens realistas e características visuais (imagens e vídeos, por exemplo). 


Outro caso é a publicidade desenvolvida para o público de um estúdio para ensaio. Para isso, é necessário saber quem consome esse serviço e conhecer seus interesses.


Por isso, é importante saber para qual tipo de persona será feito esse conteúdo e quais são seus interesses. Assim, a equipe responsável consegue elaborar a campanha de forma adequada.


Vantagens de usar esse recurso

O storytelling já é bastante conhecido dentro do ramo publicitário e vem sendo cada vez mais usado. Essa ferramenta ajuda a marca a transmitir informações de forma dinâmica e eficiente.


Entre os benefícios de usar as técnicas de storytelling para promover o seu negócio estão:


  • Estreitar o relacionamento com o consumidor;

  • Melhorar o compartilhamento de ideias;

  • Ajudar a transmitir informações;

  • Promover a divulgação da marca;

  • Melhorar os resultados de venda.


Além do mais, esse recurso é capaz de despertar o interesse no ouvinte e, consequentemente, uma venda, fazendo com que ganhe destaque dentro do marketing.

Como aplicar o storytelling em um negócio

Antes de uma empresa experimentar uma estratégia de divulgação usando o storytelling, é preciso conhecer alguns conteúdos que podem ser explorados com esse método, que apresentamos a seguir.


1 - Informativos

Um conteúdo informativo é aquele que acrescenta valor através do conhecimento transmitido. O objetivo desse material é ajudar a pessoa que quer saber mais sobre o produto ou serviço do seu negócio.


Isso pode ser feito de diversas maneiras, como inserindo um vídeo em uma página do seu site, para educar o cliente sobre uma dúvida comum entre a maioria. A ideia é facilitar a vida das pessoas com instruções e dicas de uso.


Um tipo de estabelecimento que pode fazer isso são locais que trabalham com venda de instrumentos musicais. É interessante usar o recurso storytelling para explicar sobre o modelo ibanez k7, assim como as outras variedades.


Lembrando que a combinação entre as palavras adequadas e os recursos audiovisuais são essenciais para obter um bom resultado. É isso que permite construir uma boa narrativa e conquistar o público, mesmo que o conteúdo seja informativo.


2 - Entretenimento

Esse tipo de conteúdo tem o foco em gerar experiência para o usuário. O objetivo é promover uma vivência que deixe uma marca por muito tempo. 


A interação entre as pessoas e aquilo que elas consomem tem um significado único. Por isso, esse conteúdo também precisa ser elaborado de forma adequada para ter um sentido marcante para quem consumi-lo. 


Portanto, é essencial que essa mensagem seja fluida e coerente. Por exemplo, esse tipo de conteúdo pode ser produzido até mesmo para o site de uma empresa de pista de dança neon


Por ser um ambiente de lazer que as pessoas frequentam para se divertir, é adequado inserir uma publicidade voltada para o entretenimento. 


3 - Comunicação

Esse é um conteúdo que cria a sensação de comunidade entre as informações do produto e o próprio item, ou seja, gera a noção de comunicação, conectando dados relevantes. 


Além disso, essa forma de transmitir a mensagem também pode conectar as pessoas umas com as outras.


Isso é uma maneira de criar conteúdos que permitem desenvolver ações para unir as pessoas em função de seus hábitos de consumo. 


Ou seja, perceber a conexão entre os consumidores de um serviço, cria automaticamente uma comunidade, o que permite que a empresa tenha um plano de ação e campanha centralizados nesse grupo de usuários.


Um creme rejuvenescimento do rosto, por exemplo, é um produto usada por pessoas de diferentes faixas etárias. O perfil de usuários é muito diversificado, afinal, esse cosmético ajuda a cuidar da pele e pode ser necessário por várias causas.


Esse é um caso que é interessante criar conteúdo de comunicação, pois ajuda os consumidores desse item a se identificarem como uma comunidade,permitindo que as empresas reconheçam seu perfil e, assim, podem desenvolver melhor suas campanhas.


Criando um plano de ação

Para alcançar um objetivo, é preciso definir as metas que se quer alcançar e fazer um planejamento. Com a campanha baseada no método storytelling não é diferente: é importante organizar como chegar nos resultados desejados.


O primeiro passo é estudar o público-alvo, seu perfil, comportamentos, hábitos e interações. 


Depois disso, é possível saber como a mensagem deve ser elaborada para chegar até esse público da forma correta. Então o próximo passo é criar a melhor estratégia a partir dessas informações.


A seguir, a equipe de marketing da sua empresa pode identificar o quanto é possível explorar e aprofundar o conteúdo dentro da demanda que esse público-alvo permite. 


Esta etapa é importante para não sobrecarregar a campanha com informações e deixar o anúncio cansativo.


Por último, a equipe consegue identificar a melhor forma de produzir o conteúdo de um jeito eficiente e responsivo. Dessa forma, a mensagem chega até as pessoas a atrai exatamente quem a empresa desejava.


Importância do storytelling nos negócios

Nós vivemos em meio a uma quantidade de informações muito grande. As vezes, é difícil separar o que é útil para nossa vida ou não. Isso faz com que as pessoas passem a ignorar certos anúncios. 


Por isso, o marketing tradicional e a publicidade comum podem começar a “perder efeito”. 


Todos os dias, vemos muitas mudanças acontecerem em relação aos hábitos, comportamentos, informações e tecnologias. Tudo isso se modifica muito rápido, e para acompanhar a velocidade de informação, precisamos tornar a rotina mais ágil.


O storytelling é uma estratégia de publicidade baseada na arte de contar histórias, usando palavras ideais e recursos audiovisuais. Esse método é uma das alternativas inovadoras que buscam conquistar o público em meio a esse cenário.


Utilizar ideias novas e criativas ajuda a chamar a atenção das pessoas e melhorar os resultados da empresa. Isso também estabelece um vínculo de relacionamento com o cliente e aumenta as possibilidades de vendas e, por isso, é um recurso importante.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

7 visualizações

SERVIÇOS

CONSULTORIA

Marketing Digital
Criação de site
E-mail Marketing
Gestão de Redes Sociais

Google Marketing

Links Patrocinados

Branded Content

Consultoria de Marketing
Consultoria e Planejamento Estratégico
Business Intelligence

Consultoria Contínua

Consultoria de SEO

Consultoria de Marca

Treinamento em Marketing Digital

BRIEFING

MARKETING DIGITAL

Landing Pages

Hotsite

Envio de E-mail Mkt

SEO Otimização

Soluções Digitais

Agência Digital

Agência de Marketing Digital